O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O ENVELHECIMENTO

O envelhecimento é um fenômeno fisiológico, pois ocorre com todo ser humano e é um processo progressivo. Envelhecer não é patológico, pois acontece com todos nós. O que é patológico é a senilidade, que não acompanha necessariamente o envelhecimento. Nesse caso, o organismo deixa de ser auto-suficiente para as tarefas cotidianas, como ir ao banheiro, por exemplo.

No processo de envelhecimento ocorrem alterações nos diversos sistemas, que variam de pessoa para pessoa, podendo depender de fatores como hábitos posturais, alimentares, genéticos, sedentarismo, enfim, torna-se evidente que o HÁBITO de vida é a variável que pode ser controlada, uma vez que a genética é determinada por meio de herança. Sendo assim, porque não procurar através de alternativas viáveis, uma melhor qualidade de vida e, consequentemente, um melhor envelhecer?

O envelhecimento biológico é caracterizado por mudanças físicas no decorrer do tempo:


. Diminuição da energia livre disponível no organismo,

perdas celulares.

. Diminuição gradual da capacidade de adaptação ao meio ambiente causando enfermidades.

. Perda gradual das propriedades elásticas dos tecidos conjuntivos.

. Aumento da quantidade de gordura corporal.

. Diminuição de consumo de O2.

. Diminuição da força muscular e hormonal.

.Perda óssea e deficiência auditiva e visual entre outras.


Créditos pela imagem: vectorpouch


“Estas alterações podem começar a ocorrer a partir dos 30 (trinta anos) . A atividade física, por meio de estímulos neuromusculares, pode prestar grande serviço no sentido de atenuar essas modificações citadas, por isso, todo tipo de atividade deve ser estimulada, sejam elas físicas, sensoriais, criativas, visando um melhor desempenho nas atividades cotidianas.”( Ferreira, Vanja, – atividade física na terceira idade – o segredo da longevidade. Pág 13)

A divisão de pontos, em qualquer sistema de classificação etária, demonstra uma relação quase direta com a idade.

Alguns relatórios sobre a tolerância dos idosos ao exercício analisaram indivíduos em uma escala entre 40 e 60 anos.

Tal escolha torna qualquer pesquisa mais fácil e, de alguma forma, mais segura de realizar. Porém os indivíduos que foram estudados não pareceram tão velhos!

Em muitos países; demógrafos, seguradoras e empregadores estabeleceram o limiar de velhice aos 65 anos. Em contraste, os geriatras consideram que sua especialidade começa em cerca de 75 anos, dependendo da idade biológica do individuo, do ambiente no qual ele vive e dos recursos disponíveis aos potenciais encarregados de cuidados dentro do serviço de saúde geriátrico.

Portanto, o estudo classificou os indivíduos nas seguintes categorias:


Meia-idade: O período da meia idade engloba a segunda metade da carreira de trabalho de uma pessoa; os principais sistemas biológicos mostram uma perda de função de 10 a 30%, relativamente aos valores máximos observados quando essa pessoa era um jovem adulto; normalmente, essa fase estende-se de 40 a 65 anos.


Velhice: A velhice, geralmente, refere-se ao período imediato após a aposentadoria. Existe um pouco mais de perda de função, mas não ocorre nenhum grande dano a homeostasia.

Normalmente, essa fase estende-se de 65 a 75 anos e, algumas vezes é descrita no inicio da velhice


Velhice avançada: Na velhice avançada, o individuo percebe um dano substancial das funções quando assume muitas atividades diárias; entretanto, o individuo ainda consegue ter uma vida relativamente independente. Normalmente, essa fase estende-se de 75 a 85 anos e, algumas vezes, é descrita como velhice “mediana”.


Velhice muito avançada: Nesse estágio, cuidados institucionais, ou de enfermagem, ou ambos, são geralmente necessários. Normalmente, os indivíduos tem acima de 85 anos.


Num resumo rápido: A idade chega pra todos nós, então se temos saúde, podemos optar em melhorar nossa qualidade de vida através da prática freqüente de atividade física que traz os benefícios acima citados e como sempre digo; o dinheiro gasto em academia é muito mais positivo do que o dinheiro gasto em remédios!!!!


RODOLFO LA SERRA

CREF 134164-G/SP









27 visualizações

Academia Gracie Fitness Ltda.