O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE MUSCULAÇÃO

São poucas as modalidades esportivas que não necessitam de trabalho de força ou resistência localizada e que não possam ser feitos em uma academia. “... os trabalhos com peso são a melhor forma de iniciar um programa de treinamento...” (GUIMARÃES NETO, 2004).


A prática consciente da musculação pode trazer inúmeros benefícios, tais como, aumentar a massa muscular, aumentar a força, aumentar a aptidão para atividades diárias, melhorar a postura, tonificar a musculatura, ajudar a manter a força funcional em atividades cotidianas e esportes paralelos. A musculação também ajuda a aumentar a densidade mineral óssea, a aliviar os sintomas de artrite ao fortalecer os músculos que envolvem as articulações, ajuda a prevenir dores nas costas, osteoporose, dores reumáticas.

“A musculação também ajuda a elevar a taxa metabólica, auxiliando no controle da gordura corporal”(GUIMARÃES NETO, 2004).

Ela também melhora a circulação, pois o fortalecimento dos membros inferiores do nosso corpo ajuda o sangue a retornar ao coração. Ela previne o risco de acidentes cardiovasculares agudos. Estudos também sugerem que a musculação é útil para diminuir a pressão em hipertensos e muitas vezes equilibrar os índices glicêmicos.

A prática regular de musculação também tem grande valor na diminuição do estresse e ansiedade. Eleva a auto-estima, ajudando a evitar quadros de depressão.


Ela é uma atividade muito motivante, porque o praticante consegue ir acompanhando as mudanças no corpo e o benefícios que ela promove em seu dia-a-dia.

Para atingir um bom resultado e evitar lesões no treinamento resistido, é necessário visar a execução CORRETA da movimentação. Para isso, é de suma importância buscar uma maior consciência corporal, para que o exercício seja realizado com uma postura adequada, movimentação articular em ampla angulação e maior controle de velocidade, tudo isso através das orientações de um profissional de educação física (o professor da academia ou o Personal Trainer).

O trabalho de flexibilidade irá colaborar e muito na execução dos exercícios em amplitude articular, promoverá uma reeducação postural e ainda atuará na prevenção de lesões.

Alguns fatores podem auxiliar na melhora do rendimento dentro da musculação como:

. A presença de um parceiro de treino;

. Um ambiente com boas condições para o treino; tais como limpeza, estrutura,

estacionamento, serviços em geral;

. Profissionais capacitados na academia;

.Uma boa música;

. Mudança constante no treino, evitando a monotonia e estagnação.







O que mais estimula o treinamento é a percepção na mudança gradativa que acontece no corpo, muitos a curto prazo!

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