MUSCULAÇÃO & JIU-JITSU e MUAY THAI, UMA COMBINAÇÃO DE CAMPEÕES!

VOCÊ QUE JÁ É PRATICANTE OU ESTÁ PENSANDO EM INICIAR NAS LUTAS, SE LIGA NESSAS INFORMAÇÕES:


Alguns praticantes de Jiu-Jitsu e Muay Thai, bem como qualquer arte marcial percebem que os exercícios de musculação são muito importantes para a luta – tanto para evitar lesões como para aumentar a força isométrica na hora de disputar pegadas e executar algumas posições.

Você que ainda não malha com frequência, e quer melhorar mais ainda sua performance em qualquer arte marcial a diferença pode estar na academia de musculação! Confira:



1. Aumento da força muscular. Apesar de o Jiu-Jitsu ser um esporte de alavanca, o lutador com mais pujança pode definir uma luta fisicamente. Experimente treinar com um atleta que, além de técnico, possui melhor preparo físico e pegada mais forte – você não vai conseguir nem fazer postura.


2. Condicionamento. A preparação física é um fator fundamental em qualquer esporte. No caso do Jiu-Jitsu, a musculação pode e deve ser incorporada no planejamento de treino do lutador, seja ele faixa-branca ou faixa-preta. Um dos benefícios mais evidentes da musculação é o condicionamento físico, que dá mais vantagens sobre o adversário mal condicionado, mal descansado e mal alimentado. Um dos prós de treinar musculação é que

você pode se preparar sem a necessidade de um parceiro/adversário, ou quando a academia de Jiu-Jitsu está fechada.


3. Aumento da explosão. A realização de exercícios de potências influencia diretamente na agilidade e no tempo de reação do atleta nos tatames.


4. Auxilia no emagrecimento e manutenção do peso: Praticar musculação ajuda você a diminuir a gordura corporal e aumentar a massa magra no seu corpo. Como a luta de Jiu-Jitsu é geralmente rápida, usamos as mesmas fontes energéticas trabalhadas na musculação, como a creatina, quinase e glicogênio.


5. Prevenção e tratamento de lesões. Este é um dos aspectos mais importantes para ir à academia de musculação. O praticante que faz musculação fortalece os músculos ao redor das articulações, evitando uma série de lesões. Além disso, no caso de uma ruptura de ligamentos, o fortalecimento muscular em torno da região contundida é vital para a recuperação da área afetada. A musculatura estando fortalecida funciona como uma proteção dos ligamentos.



6. Melhora nas pegadas. Os exercícios de puxadas e as diversas variações de remadas são perfeitas para fortalecer os músculos dorsais fortes, que trabalham a puxada, os peitorais (do movimento de empurrar o adversário), o antebraço (cruciais nas pegadas), as coxas (vitais na raspagem e manutenção das posições), além de todo o complexo do núcleo corporal (ou “core”), essenciais no Jiu-Jitsu para a ampla estabilização.


7. Coordenação motora. Os exercícios unilaterais, variando os planos, ajudam o iniciante a coordenar melhor os movimentos.



8. Flexibilidade. Para tal são úteis os exercícios dinâmicos, com amplitude ampliada durante a execução dos exercícios.


9. Resistência. Devido ao fortalecimento que o praticante da musculação desenvolve, ele demora mais a cansar no treino puxado e mantém por mais tempo as posições que necessitam de força isométrica.


10. Programação dos treinos. Os objetivos dos treinos de musculação devem estar alinhados à fase de preparação do atleta de luta, portanto é importante elaborar uma programação de treinos que poderão ser alternados; por exemplo: Jiu-Jitsu no turno da tarde e musculação no turno da manhã ou noite, ou de acordo com o seu dia-a-dia.

Quem corrobora com o conteúdo do texto é ninguém menos que Thiago Miranda,


Musculação pro Jiu jitsu, segundo depoimento do atleta Thiago Miranda, detentor dos seguintes títulos:


Campeão Sul-americano

Bi campeão Paulista

Penta campeão do Circuito Paulista

Campeão Seletiva de Abu Dhabi

Campeão Intergracie


A musculação é muito importante para o Jiu jitsu, além de ajudar no próprio rendimento durante a luta, ela ainda ajuda a prevenir lesões e fortalece também as

articulações.

A musculação não é só para atletas de auto nível, mas também para todos os que querem fazer alguma arte marcial

Depois que eu comecei a fazer musculação, meus resultados nas competições melhoraram muito, conquistando títulos e vitórias expressivas”


Musculação para o atleta de Muay Thai, segundo Fábio Rocha (Ponta Preta-Graduação)


Equipe Duda Sales Team

CT Gracie


12 Lutas sendo:

- 09 vitórias

- 02 empates

- 01 derrota



Segundo Fábio:


“A combinação promove a melhoria dos resultados, potencializa benefícios físicos e fisiológicos. Melhora o condicionamento físico, previne lesões, fortalece músculos que interferem na performance e ainda aumenta a potência dos golpes.”

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