Conceito sobre postura

Aqui, falaremos um pouco sobre postura. Afinal, o que é uma boa postura?

Existe uma postura certa para fazer exercícios?

Para afazeres do dia a dia?

A resposta é sim!

O primeiro passo está em aprendermos a conhecer nosso corpo.

Para aqueles que trabalham a maior parte do tempo sentados de frente para um computador, as reclamações clássicas são dores na cervical, ombros, braços, e lombar.

Para aqueles que trabalham na maior parte do tempo em pé, o maior índice de queixas está em dores lombar, quadril, pernas, tornozelos e pés.


Lógico que existem vários fatores dentro dessas realidades, como mesa e cadeira adequadas, apoio para os pés e até mesmo um bom calçado, que é de extrema importância para a saúde do seu corpo.

Depois de tudo isso em ordem, existe sim uma regrinha básica que ajuda muito a manter uma boa postura. Aqui vai ela:

Manter ombros longe das orelhas, abrindo espaço e crescendo como se algo puxasse sua cabeça para cima. Junto com a ativação de abdômen.

Quando contraímos essa musculatura, além de fortalecimento que estamos trabalhando, ela ajuda a impedir uma postura prostrada. Lógico que esse entendimento vem aos poucos , então sempre que se lembrar durante seu dia faça, irá obter grandes resultados.


Uma regrinha boa também é mudar de posição e movimentar seu corpo. Nosso corpo não foi feito para ficar parado, então mesmo na correria do seu serviço com trabalhos para entregar, permita-se no intervalo de duas horas fazer uma pausa de quinze minutos para se mexer, alongar, ir ao banheiro, beber água, colocar as pernas para cima, fazer um pouquinho de flexão plantar para ajudar na circulação sanguínea, tudo é válido para nosso bem estar! Ah! Quanto à água, uma boa dica é deixar uma garrafa com você e beber com frequência, assim se mantém hidratado e consequentemente vai levantar para ir ao banheiro mais vezes.


Sobre postura para exercícios lembrem-se, nossa coluna vertebral não é retificada, logo não há necessidade de correr ou fazer caminhadas quase que caindo para trás. Isso faz sobrecarregar vértebras e curvaturas anatômicas.

Mantenham toda ativação como mencionado acima e assoalho pélvico também para aproveitar suas atividades da melhor maneira possível.

Digo sempre que conhecer nosso corpo é uma arte, requer dedicação, carinho e atenção consigo mesmo!


Um beijo até a próxima,


Professora Andréia Fanhonni

CREF: 122389-G/SP




26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo